Sugestão de almoço do dia dos pais

10:11 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments

Boa tarde ,venho aqui desejar um ótimo domingo a todos os Pais com muita união,amor e fraternidade de toda família!!!!
Elaborei um cardápio de almoço para esse dia tão especial,espero que gostem...


Sugestão de almoço do dia dos Pais

Bacalhau Funcional:

 Resultado de imagem para bacalhau funcional com cebolas roxas

Ingredientes:
2 postas de bacalhau (250g cada)
2 cebolas roxas médias cortadas em rodelas
4 dentes grandes de alho fatiados
2 batatas baroas médias fatiadas
4 ramos de brócolis
1 tomate sem pele e sem semente
2 ovos cozidos
Azeite extra-virgem (temperado com alecrim, tomilho e orégano) a gosto
1 colher de sopa de semente de gergelim preto
MODO DE FAZER
O primeiro passo é dessalgar as postas de bacalhau. Isso deve ser  feito com 2 dias de antecedência.
Finalizado o processo da dessalga, o bacalhau deve ser grelhado em  fogo alto. O ideal é usar uma chapa ou uma frigideira grande  antiaderente. Doure cada lado da posta do bacalhau durante 3 a 4  minutos. A carne deve ficar crocante por fora e macia por dentro. Reserve.
Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e doure a cebola  cortada em tiras. Na sequência, use a mesma frigideira para dourar as  batatas.
Em uma pequena assadeira, acomode as rodelas de batata douradas e coloque as postas de bacalhau por cima. Complete com mais batatas nas laterais da assadeira e cubra tudo com a cebola dourada e o alho cru..
Regue com  azeite e leve ao forno médio durante 30 minutos. Retire do forno e adicione à assadeira os ovos e o brócolis, que já  devem estar previamente cozidos.
Junte o tomate cortado ao meio, sem  pele e sem sementes. Cubra a  assadeira com mais uma camada generosa de azeite e polvilhe com as semente de gergelim preto leve ao forno  novamente, dessa vez em temperatura baixa, por 10 minutos. Esse processo  faz com que todos os ingredientes sejam aquecidos por igual.

Arroz Integral:

 Resultado de imagem para arroz integral cozido



Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz integral
3 dentes de alho
1/2 cebola (opcional)
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo ou azeite

Modo de preparo:

Uma boa prática para o preparo de qualquer grão é deixá-lo de molho de um dia para o outro ou pelo tempo que for possível (se você não tiver se planejado). Além de aumentar os benefícios nutricionais, ajuda a reduzir bastante o tempo de cozimento, uma vez que a água já vai penetrando nos grãos.
Pode parecer bobagem, mas o arroz integral demora de duas a três vezes mais tempo para cozinhar do que o arroz branco do mesmo tipo (igualzinho a ele, só que polido) e isso faz com que muita gente reclame dizendo que é mais difícil fazer. Injustiça!
Lave o arroz se quiser. Eu sempre lavo, mesmo quando as embalagens dizem que não precisa. Aí é com você. Se lavar (basta sacudir um pouco com as mãos embaixo da torneira ou dentro de uma bacia com água), deixe escorrer enquanto prepara o meio de campo.
Comece preparando a cebola e o alho. A cebola deve ser picada bem miudinho ou ralada num ralador, para sumir no meio do arroz quando ele estiver pronto. O alho pode ser espremido (com o espremedor de alho, que é um utensílio muito básico na cozinha e específico para isso) ou também cortado bem pequenininho. Se quiser usar um socador de temperos para amassar todos eles juntos com o sal, faça isso!








Mousse de cacau e chia


 
Ingredientes:

80 g de sementes de Chia
Raspas de um limão siciliano
200 ml de leite de coco light
40 g de cacau em pó orgânico
40 g de coco ralado seco
Modo de Preparo:
Com a ajuda de um mixer, misture a chia, o leite de coco, o cacau e, por último, as rapas do limão siciliano. Coloque em um recipiente de vidro e leve à geladeira por duas horas.
Em uma frigideira à parte, coloque o coco ralado e mexa em fogo médio por alguns minutos até dourar. Coloque por cima do mousse para finalizar.
Sugestão: decore com mirtilo, morango e cerejas frescas.



Acompanhar o bacalhau com um bom vinho tinto


You Might Also Like

0 comentários :