A boa alimentação na gravidez

10:02 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments


gravidez alimentacao-EncantoSaude
A alimentação equilibrada durante a gravidez é fundamental para evitar alguns sintomas desagradáveis que são comuns nesse período, como: enjoo, azia e má digestão. Então, a Encanto Saúde reuniu algumas dicas super importantes para te ajudar com isso.

Por que a alimentação é tão importante?

alimentação na gravidez é um assunto super importante, pois durante a gestação o corpo da mulher trabalha de forma mais eficiente, retirando o máximo possível de energia dos alimentos que são consumidos. Por isso, é importante fazer refeições equilibradas, limitando a quantidade de guloseimas e investindo na variação da alimentação.

Equilíbrio é fundamental

Ao contrário da máxima: “mulher grávida deve comer por dois”, o período de gestação não exige aumento da quantidade de alimentos ingeridos e sim uma mudança nos hábitos alimentares. As mamães devem ficar atentas às quantidades necessárias de nutrientes como vitaminas, proteínas e ferro para o bom funcionamento do organismo e desenvolvimento do bebê.

Quais são os alimentos indispensáveis para manter a saúde da mamãe e do bebê?

1 – Folhas verde escuras: elas são ricas em ferro, fibras, cálcio e ácido fólico.
2 – Água: o volume sanguíneo da mãe e o ambiente em que o bebê está se desenvolvendo são dependentes da água, além de hidratar e contribuir para o bom funcionamento intestinal.
3 – Carne branca ou vermelha: a gravidez exige a ingestão de alimentos ricos em proteína.
4 – Proteínas vegetais: feijões, lentilha e grão de bico, por exemplo, são alimentos com grande quantidade de proteína e fáceis de digerir.
5 – Frutas: manga, acerola, goiaba e kiwi são fontes de vitaminas A e C.
6 – Fibras: elas ajudam no bom funcionamento do intestino na mãe e consequentemente influenciam na absorção de nutrientes, o que é muito importante no período.
7 – Azeite extra virgem: é uma excelente fonte de gordura para o corpo do bebê, que está período de produção celular acelerada e precisa de boas fontes de gordura.
8 – Legumes: são ricos em vitaminas, minerais, água, fibras e carboidratos, por isso dão mais saciedade e ajudam no controle do peso da grávida.


You Might Also Like

0 comentários :