coxinha sem lactose,sem glúten e funcional

10:45 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments

coxinha_sem_lactose_sem_gluten
 

 

Ingredientes:
 
Para a massa:
220g de aipim cozido
2 colheres de sopa de farinha de amaranto, ou de grão de bico, ou de aveia se você puder consumir glúten
1 colher de sopa de farinha de arroz – de preferencia a integral
1-2 colheres de sopa de biomassa de banana verde – opcional
100 ml de água mineral
1 colher de sobremesa de sal
 
Para empanar:
25g de farinha de linhaça
3 colheres de sopa de amaranto em flocos
 
Para rechear:
100g de frango cozido e desfiado – eu cozinho o meu com alecrim, cebola e uma pitada de sal
1/2 cenoura ralada
salsinha picada
 
Modo de fazer:
Cozinhe o aipim até ficar macio – eu sempre corto o meu em rodelas para cozinhar mais rápido. Com um processador ou um garfo amasse bem o aipim ate que fique tipo um purê. Reserve.
Em uma panela coloque as farinhas, o sal, a biomassa e a água e mexa bem com um fouet até que todos os ingredientes se incorporem e a massa dê uma leve engrossada.
Adicione o aipim e misture bem, com vontade e vigor!!! Desligue o fogo e reserve.
Enquanto a massa esfria um pouquinho, desfie o seu frango e misture os temperos que gosta. Eu coloquei, como disse ali em cima, cenoura e salsinha.
 
Para a montagem:
Em um prato misture os flocos de amaranto e a farinha de linhaça (lembram que já comentei que o melhor é comprar o grão da linhaça e bater ela no liquidificador um pouco antes de usar ara que não oxide?).
Unte a sua mão – eu coloco um fio de azeite de oliva e a mistura para empanar – e coloque uma porção da massa. Vá abrindo ela com os dedos, coloque o seu recheio e então vá fechando.
Essas foram as primeiras coxinhas que fiz na vida, então não sei dizer se todas as massas são grudentinhas que nem essa e nem se essa foi mais fácil, difícil ou igual para modelar. Sei que eu abri a massa, recheei, fechei como deu e dai depois de empanar ela na mistura de linhaça e amaranto eu transformei em formatos de coxinha! hahaha
Coloque em uma assadeira – não precisa untar – e leve ao forno médio-alto pré-aquecido. Assei as minhas em 250 graus por uns 20 minutos +-

 

You Might Also Like

0 comentários :