Açai

05:03 Drª Ana Paula Araújo 1 Comments







O açaí, rico em ferro, fibras, carboidratos, lipídios e proteínas.
Devido suas propriedades, o açaí é uma fruta com poder de curar várias doenças.
Suas raízes têm o poder de atuar nas hemorragias e nas verminoses.
Indicado para diminuir o mau colesterol, curar anemias, problemas intestinais e é altamente energético.

Algumas propriedades do Açaí:

Proteínas: participam da coagulação sanguínea, da formação de anticorpos e da construção de novos tecidos.

Vitamina B1: estimula a digestão, aumenta a disposição mental, melhora o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.

Vitamina E: atua na prevenção de várias doenças crônicas não transmissíveis como a diabete, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Ferro: agente produtor de coenzimas, substâncias que regulam todas as funções metabólicas, além de colaborar na produção de enzimas essenciais para o bom funcionamento do cérebro, fígado, baço e dos ossos.

Fósforo: forma dupla com o cálcio na generalização óssea e, esse processo ocorre sem interrupções no organismo, então o consumo semanalmente de Açaí é excelente.

Cálcio: na formação e manutenção de músculos, nervos e da saúde dos ossos.

Potássio: reduz os níveis de sódio e também auxilia nas funções nervosas, a contração muscular e o equilibrio de fluidos no organismo.

Entre suas propriedades, o açaí melhora a circulação sanguínea e protege o organismo contra acúmulo de gorduras que causam males cardiovasculares. Pesquisadores revelaram que dentre as inúmeras propriedades do açaí, essa fruta é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, dado aos nutrientes que a fruta contém.
Em forma de polpa, suco e ao natural os antioxidantes que ela contém são todos aproveitados pelo organismo.
Outra propriedade muito importante destacam-se as fibras, pois auxiliam no bom funcionamento do organismo e controlam a absorção de gorduras e glicose.
O consumo de fibras é fundamental para as funções vitais do corpo, pois previnem tumores cancerígenos também, importante na prevenção da obesidade, da diabete e para o bom funcionamento do trânsito intestinal, com isso temos outra importante propriedade no Açaí, pois ele contém fibras necessárias para nosso organismo.
Os diabéticos precisam atenção especial ao comer a fruta, pois é um alimento rico em gordura, e a adição de açúcar, sorvete de massa, granola e outros alimentos em conjunto com o Açaí podem fornecer excesso de gorduras e calorias. Cada 100 gramas do Açaí contém 247 calorias.

You Might Also Like

Um comentário :

  1. Ana Paula, geralmente encontro a informação de que "Cada 100 gramas do Açaí contém 247 calorias" como foi descrito no texto. Um copo de 300 ml da polpa batida - desses que vendem a cada esquina - costuma ter quantas kcal? :)

    ResponderExcluir