Nutrição Saudável

07:05 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments

                                   

A alimentação reflete não apenas a satisfação de uma necessidade fisiológica , idêntica a todos os homens , mas também a diversidade de culturas e tudo aquilo que contribui para modelar a identidade de cada povo. Ela depende de suas técnicas de produção , de suas estruturas sociais , de suas representações culturais , dietéticas e religiosas , de sua visão do mundo e do conjunto de tradições construídas lentamente no decorrer do século.

A alimentação pode ser responsável pela prevenção e tratamento de inúmeras enfermidades , como diabetes , hipertensão , desnutrição , obesidade , câncer e dezenas de outras menos ou mais comuns .

O câncer é uma destas doenças cuja a incidência vem crescendo muito . Os fatores de rico incluem o uso do tabaco , álcool , alto consumo de gordura , baixo consumo de fibra e dietas hipercalóricas .

A maioria dos casos de câncer 80% está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. 

Dois pontos devem ser enfatizados com relação aos fatores de risco : primeiro , que o mesmo fator pode ser de risco para várias doenças ( ex: o tabagismo , que é fator de risco de diversos cânceres e de doenças cardio-vasculares e respiratórias ).

Sabe-se que hábitos alimentares , obesidade e aditivos alimentares contribuem de modo significativo no desenvolvimento de casos de câncer , dentre eles mama , cólon , reto , próstata , endométrio , ovário e intestino delgado.

Por isso , este material tem como objetivo oferecer informações nutricionais que permitam diminuir os fatores de rico do câncer , bem como aumentar os fatores de proteção.

You Might Also Like

0 comentários :