Gorduras

05:37 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments


Há dois tipos de gorduras presentes nos alimentos , as saturados e insaturadas. Diferem na composição química e na forma como afetam seu organismo . As saturadas são encontradas em produtos de origem animal e em alguns de origem vegetal . Elevam a taxa de colesterol no sangue , o que , por sua vez , aumenta o risco de doença coronariana. A maior parte das gorduras vegetais fornece maiores quantidades de gorduras insaturadas , mais saudáveis.

Recomendação : A quantidade de gorduras ingeridas em uma dieta saudável não deve ultrapassar 30% do total de calorias necessárias diariamente. Vale lembrar que cada grama de gordura contém cerca de 4 calorias . Dê preferência as gorduras insaturadas , pois estas são mais saudáveis para o coração.

Gorduras saturadas: manteiga , toucinho , carnes gordas de porco , boi , ovos e leite integral são ricos em gorduras saturadas , assim como alguns óleos vegetais , como os de coco , palma e dendê.

Gorduras insaturadas : muitos alimentos contêm altos teores de gorduras insaturadas . Á temperatura ambiente , essas gorduras são líquidas . A maior fonte de gorduras insaturadas são os óleos vegetais . Eles podem ser divididos em duas categorias:
-Gorduras monoinsaturadas ( encontradas nos óleos de oliva , amendoim , canola e abacate)
-Gorduras polinsaturadas , que vem do óleo de milho , girassol , açafrão e soja.

You Might Also Like

0 comentários :