Legumes à italiana

12:46 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments



Ingredientes

2 bulbos de erva doce
3 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho bem picados
200 g de couve sem o talo duro com as folhas picadas
250 ml de caldo de galinha ou de legumes, ou caldo de legumes em pó sem glúten, fermento ou laticínios.
150 g de bacon sem nitrato em cubos
200 g de acelga vermelha ou folhas de beterraba
300 g de espinafre tenro
Um punhado grande de salsa
Sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo

1 - Tire e descarte as folhas da parte de cima da erva doce e as folhas externas. Corte cada bulbo ao meio pelo comprimento e depois corte cada metade em quatro.

2 - Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela de fundo grosso em fogo médio. Coloque a erva doce, tampe e refogue, mexendo de vez em quando, por 5-6 minutos, até começar a dourar. Adicione o alho e deixe mais 30 segundos, junte a couve e cozinhe por 3 minutos com a panela tampada.

3 - Acrescente o caldo, aumente o fogo e ferva. Deixe sem tampa, abaixe o fogo e apure por 10-12 minutos, até quase todo o líquido evaporar e os legumes ficarem tenros.


4 - Aqueça o azeite restante em uma frigideira de fundo grosso. Junte o bacon e frite por 4-5 minutos até ficar crocante. Escorra em papel toalha.

5 - Coloque a acelga e o espinafre na panela com os legumes e, pressionando de leve as folhas com uma colher de pau, cozinhe por 2-3 minutos até murcharem. Tire do fogo, junte a salsa picada e um pouco de sal e pimenta. Adicione o bacon crocante e sirva, usando uma escumadeira para tirar os legumes.

You Might Also Like

0 comentários :