Por que sem leite ?

13:12 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments

A intolerância à lactose é comum e muito conhecida entra a população, e pode causar transtorno gastrintestinais . Porém, a lactose não é a principal causa de doenças sistêmica que tem relação com o leite. As maiores responsáveis são as proteínas de difícil digestão presentes em alta quantidade de leite de vaca, sendo a mais prevalente a caseína e ,principalmente , a beta-lactoglobulina, pois nosso organismo não apresenta enzima capaz de digeri-la. Essas proteínas provocam inflamação na mucosa intestinal, facilitando a passagem de macromoléculas e metais tóxicos, prejudicando a absorção de nutrientes, e causando diversos transtornos no organismo.

A sensibilidade às proteínas do leite tem relação com diversos sintomas, como rinite, sinusite, bronquite, otite, dermatite, amigdalite, gastrite, esofagite, aumento de resistência À insulina, refluxo, inchaços, constipação intestinal, enxaqueca, fadiga, artrite reumatóide, falta de concetração, dislexia, hiperatividade, ansiedade e depressão.

É importante lembrar que as sensibilidades a todos esses alimentos não ocorrem pela presença da substância no organismo, mas sim pelo consumo frequente, gerando processos somatórios, que desencadeiam os sintomas.

A manteiga , apesar de ser feita com o leite, é feita com a gordura dele, e não com a parte proteica , por isso algumas receitas têm a presença da manteiga como ingrediente, podendo ser substituída por outras gorduras se necessário.

You Might Also Like

0 comentários :