Estresse

11:38 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments

O estresse tem origem numa vida agitada e difícil. As causas podem ser várias : problemas financeiros, doenças, relacionamentos, fortes pressões no trabalho e solidão. O estresse é uma reação altamente pessoal. Algo que estimula uma pessoa pode causar estresse em outra. Esta doença faz com que uma terrível descarga de hormônios inunde o corpo e, se o estresse é prolongado, pode provocar diminuição da energia, falta de resistência a infecções e uma série de sintomas físicos, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais, alta pressão sanguínea, tontura e falta de apetite. O tratamento consiste em identificar e reduzir os desencadeadores do estresse e repor os nutrientes gastos na reação.

Recomendações gerais

Identifique, com calma, as principais fontes de estresse em sua vida e descubra mecanismos para enfrentar as tensões inevitáveis. Pratique técnicas de relaxamento, tenha uma boa noite de sono e adquira o hábito de respirar fundo. O exercício físico na forma de caminhadas é uma ótima opção.Cultive hobbies, eles auxiliam a canalizar as energias acumuladas resultantes do estresse.

Modificações dietéticas

1- Siga a dieta do reforço imunológico (uma boa dieta pode ajudar bastante seu corpo a lidar com o estresse).

2- Aumente o consumo de fibras ( o estresse eleva os níveis de colesterol ; as fibras diminuem a absorção do colesterol).

3- Reduza o consumo de açúcar ( o açúcar força ainda mais o seu sistema imunológico, esgotando o cromo e prejudicando a ação dos glóbulos brancos do sangue).

4- Aumente o consumo de alimentos que afinem o sangue, como gengibre, alho e melão cantalupo. ( a reação ao estresse deixa o sangue mais espesso, tornando o corpo mais suscetível a um ataque ou a um derrame).

5- Evite cafeína, álcool e drogas. Embora estas substâncias possam oferecer um alívio temporário, alongo prazo acabam piorando o estresse.

Nutrientes que auxiliam

Ácido pantotênico
Vitamina C
Zinco
Magnésio
Potássio
Cromo
Beta-carototeno
Vitaminas do complexo B

Sucos benéficos

Raiz de gengibre, salsa e cenoura - fonte de zinco

Alho, melão cantalupo e gengibre - excelente fonte de beta-caroteno.

Aliviador de estresse -

 Receita

1 folha de couve
1 pequeno punhado de salsa
1 talo de aipo
1 cenoura,sem folhas
1/2 pimentão vermelho
1 tomate
1 ramo de brócolis
1 talo de aipo para enfeitar

Junte as folhas e a salse e passe pela centrífuga com o aipo e a cenoura. a seguir, coloque o pimentão vermelho, o tomate e os brócolis. Enfeite com um talo de aipo.

You Might Also Like

0 comentários :