Alimentos Funcionais

14:31 Drª Ana Paula Araújo 0 Comments

Alimento funcional é aquele que, além de nutrir o organismo, traz algum benefício para a saúde e pode agir diminuindo o risco de certas doenças, especialmente as moléstias e degenarativas. Saber que alguns alimentos contêm substancias que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, colesterol, pressão alta e problemas intestinais, entre outros, pode ser bom motivo para incluí-los diariamente na dieta. Brócolis, tomate, sardinha, couve, abacate, uva, maçã, aveia, azeite e orégano são alguns desses muitos alimentos.
Alimentação e saúde caminham juntas, e o que comemos tem reflexos imediatos sobre nosso organismo.  

Saúde não se compra na farmácia e sim na quitanda.

Nutrientes de certos alimentos:
  • Alho e cebola: Contêm uma substância (alicina) que estimula o sistema imunológico; ajuda a reduzir o mau colesterol e os triglicerídeos no sangue e auxilia no combate dos Radicais livres, que atuam no envelhecimento celular.
  • Abacaxi: Estimula o sistema imunológico e digestivo.
  • Aveia: Contém (betaglucana) que atua na redução do mau colesterol, além de ser uma excelente fonte de fibras, que ajudam a regular o funcionamento intestinal.
  • Azeite e Abacate: O azeite de oliva virgem é a maior fonte de ácido graxo monoinsaturado, que ajuda a controlar a pressão arterial, proporciona elasticidades ás artérias e auxilia na redução do mau colesterol (LDL) e no aumento do bom colesterol (HDL). O uso diário de azeite de oliva virgem evita a artrite reumatóide. O abacate também é fonte importante de ácido graxo monoinsaturado, com a vantagem de ser modulador do Cortisol (hormonio de estresse) diminuindo a ansiedade.
Postarei outros alimentos durante esta semana. Fique de olho

You Might Also Like

0 comentários :